Notícias

Não gosta de Carnaval? Confira 10 destinos no Brasil para fugir da folia

Por Redação
janeiro 12, 2024

Muitos dizem que o ano só começa depois do Carnaval. Se essa for uma verdade para você, deixe anotado: este ano, a famosa sexta-feira que dá início às atividades carnavalescas cairá no dia 9 de fevereiro.

Uma das festas mais animadas e desejadas do Brasil se estende para muitos até a quarta-feira de cinzas, que em 2024 cairá no dia 14 de fevereiro. Esses dias são sinônimo de farra para muita gente, mas também de descanso para outros, que preferem usar a ocasião para relaxar e preparar o corpo e a mente para os próximos meses do ano.

Caso essa seja a sua escolha, há destinos no Brasil ideais para que esses dias sejam aproveitados de maneira leve, tranquila e em contato com a natureza! Confira:

Campos do Jordão vai além das baixas temperaturas e pode ser uma ótima opção para quem busca um refúgio no meio do Carnaval / Imagem: Divulgação/Parque Capivari

Quem já ouviu falar de Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, sabe que a alta procura pela cidade acontece principalmente no inverno. As baixas temperaturas atraem turistas do Brasil inteiro que vão em busca de fondue, chocolate quente e, claro, aquele clima aconchegante embaixo das cobertas.

Campos, entretanto, vai muito além disso e deve ser considerado um destino para qualquer época do ano. Rodeada pela natureza, a cidade está a 170km de São Paulo e pode ser uma boa opção para aqueles que buscam um Carnaval tranquilo. Ótimas opções para hospedagem não faltam, além de excelentes restaurantes que agregam diversos tipos de gastronomia, parques e passeios à disposição dos turistas.

Para os mais aventureiros, o complexo do Baú, um conjunto de rochas de origem metamórfica, com opções de trilhas, escalada e rapel, fica bem próximo de lá e há empresas especializadas que organizam o passeio.

Gramado (RS)

Gramado, na Serra Gaúcha, reúne uma gama de passeios e eventos durante todo ano; preços durante o Carnaval podem abaixar / reprodução Facebook Gramado Inesquecível

Outro destino muito procurado no inverno, mas que oferece atrações durante o ano inteiro é Gramado, no Rio Grande do Sul. O Estado, inclusive, está entre os cinco mais desejados pelos turistas em 2024, de acordo com uma pesquisa da Preply.

A cidade de Gramado está localizada a cerca de 120 km de Porto Alegre e tem fácil acesso. Basta alugar um carro ou pegar um ônibus e rapidinho se chega lá. Preparada para o turismo, possui ampla rede hoteleira, com excelentes opções, além de farta gastronomia – que passa, é claro, pelos famosos cafés coloniais.=

O ponto bom de visitar a cidade no início do ano é a queda dos preços, principalmente em hospedagem. Romântica, com muita natureza e moradores hospitaleiros, o local tem uma ampla agenda cultural e atrações que recebem turistas de várias partes do mundo ao longo do ano. A lista reúne de parques a museus, passando por belas paisagens, vinícolas e lojas famosas da região.

A prefeitura da cidade desenvolveu um aplicativo em que reúne as principais atrações culturais, gastronômicas e funcionais da cidade. Ele pode ser encontrado neste link.

Ubatuba (SP)

Com cenários paradisíacos e águas cristalinas, Ubatuba fica a 220km de São Paulo. Para quem procura dias de tranquilidade, são mais de 100 praias em 106km de litoral alternadas por extensos costões rochosos, sendo algumas mais reservadas com acesso limitado a barcos e trilhas.

Na cidade, os turistas encontram também bons restaurantes com foco em peixes e frutos do mar, além de outras especialidades. Ubatuba reserva ainda opções de passeios para todas as idades, como o seu Aquário que é referência no Brasil com mais de 400 animais e 100 espécies, e também visitas ao Projeto Tamar, que tem sua base lá desde 1991.

Como todo feriado, as diversas estradas que dão acesso à cidade ficam lotadas. Se for possível, planeje sua ida em dias e horários alternativos para escapar do trânsito (já que o intuito principal da viagem é relaxar!).

Bonito (MS)

Entre as atividades guiadas de Bonito, no Mato Grosso do Sul, o mergulho desponta como uma das principais / Bruno Bezerra/Divulgação

Considerada a capital brasileira do ecoturismo, Bonito, no Mato Grosso do Sul, é ideal para quem busca atividades ao ar livre, contato com a natureza e tranquilidade. Lá, tudo gira em torno da água, do verde e dos animais. Situada a cerca de 300km da capital Campo Grande, no Planalto da Bodoquena, popularmente chamado de Serra da Bodoquena, a cidade está em uma área de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado, o que garante uma grande diversidade entre fauna e flora. Os rios possuem origem calcária, são transparentes e lar de uma série de espécies de peixes. Diversos passeios guiados estão à disposição dos turistas, que podem explorar tudo o que o cenário tem para oferecer. Entre as mais de 40 atividades oferecidas por lá (de forma particular), mergulho, balneário, flutuação e visita a cachoeiras são as mais procuradas. Conheça um pouco mais sobre o destino nesta matéria feita pela CNN Viagem & Gastronomia.

Barra de Ibiraquera (SC)

Barra de Ibiraquera é formada por dunas, lagoa e praia de areia branquinha em Santa Catarina / Wikimedia Commons

Dunas, lagoa e praia de areia branquinha formam a Barra de Ibiraquera, no município de Imbituba, em Santa Catarina. Bastante procurada para práticas de wind e kitesurf por conta de seus fortes ventos, a praia é bem tranquila e acaba ganhando mais adeptos durante o verão.

Ideal para relaxar, caminhar e curtir dias mais sossegados, a praia tem uma larga faixa de areia branca e águas limpas, assim como a lagoa garante maior tranquilidade. Cercada por vegetação, o entorno ainda tem trilhas para outras praias. O pôr do sol fica na memória e há opções de pousadas e restaurantes pela região.

São Miguel dos Milagres (AL)

São Miguel dos Milagres, em Alagoas, é opção para contemplar a natureza e ter dias de descanso no meio do Carnaval / Arquivo Agência Tamo Junto

Se o seu desejo é descansar no Nordeste, mas tem medo de não escapar da animação da região nesta época do ano, São Miguel dos Milagres, em Alagoas, pode ser uma escolha certeira. Suas águas cristalinas, piscinas naturais, barreiras de corais e seus marcantes coqueiros compõem o cenário paradisíaco que está a cerca de 1h30 do aeroporto de Maceió.

Lá, a aposta são os restaurantes principalmente dentro das pousadas e os passeios que contemplam sua paisagem em cima de bicicletas ou jangadas, por exemplo. A longa extensão de suas praias faz com que você possa caminhas por muitos quilômetros sem encontrar absolutamente ninguém, mesmo que a região esteja cheia (caso principalmente de réveillon). A rede hoteleira está preparada para receber os turistas e fazer com que objetivo de não se preocupar com nada seja totalmente cumprido.

Vale ressaltar que Milagres faz parte da chamada Rota Ecológica composta por três principais municípios: Passo de Camaragibe (14.763 habitantes); São Miguel dos Milagres ( 8.013 habitantes) e Porto das Pedras (8.419 habitantes). O resultado da união dessas cidades é a formação de 23km de lindas praias. Confira um miniguia do local neste link. 

Foz do Iguaçu (PR)

Passa ano, entra ano e Foz do Iguaçu sempre está entre as opções para aqueles que buscam um destino inesquecível. É lá onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu, uma das sete maravilhas naturais do mundo e Patrimônio da Humanidade pela Unesco. No Carnaval, o passeio pode ser ainda mais especial. A época é marcada por chuvas, fazendo com que as quedas de água sejam ainda mais intensas e volumosas.

Hotel das Cataratas, do Grupo Belmond, está situado dentro do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Paraná / Divulgação

Quem for ao destino encontrará diferentes opções de passeios – a pé, de bicicleta ou até mesmo de helicóptero. O mais famosos deles é o Macuco Safari, que mistura uma trilha pela mata e um passeio de bote, rafting e cachoeirismo, para conferir bem de perto o poder das quedas. Os passeios acontecem há mais de 30 anos dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Quem preferir algo mais light, longe das águas, há um parque focado na preservação de aves também.

Por ser uma cidade bastante turística, há muitas opções de hospedagem. O destaque vai para o Hotel das Cataratas. Sob comando do renomado grupo Belmond desde 2007, ele passou por uma grande reforma sem deixar de lado a tradição. Os seus hóspedes possuem algumas regalias, que fazem a estadia valer ainda mais a pena.

Petrópolis (RJ)

Para quem busca um destino que mistura belas paisagens com muita história, Petrópolis, no Rio de Janeiro, pode ser uma boa opção para o Carnaval. Perto e ao mesmo tempo longe dos agitos da Cidade Maravilhosa, ela é marcada pela herança imperial, com vários atrativos históricos como o Museu Imperial, que abriga centenas de milhares de itens relacionados ao império brasileiro, e a Casa da Princesa Isabel, que foi comprada por ela na segunda metade do século XIX para servir de residência quando estava na cidade.

Além deste circuito, é possível conhecer as cervejarias locais e saber mais sobre o processo de produção da bebida, explorar as trilhas e natureza da região serrana do Rio ou mesmo aproveitar para fazer compras na conhecida Rua Teresa, que conta com cerca de mil lojas de roupas e acessórios. O destino desponta também como uma das tendências para 2024 de acordo com a Booking.com. No entanto, é importante observar que, assim como em muitas regiões do Brasil, a época da viagem pode ser marcada por chuvas na região.

Olímpia (SP)

Famoso parque aquático brasileiro, Thermas dos Laranjais fica em Olímpia, no interior de São Paulo / Reprodução Facebook

Também conhecida por suas águas termais, a cidade de Olímpia, no interior de São Paulo, também pode ser uma boa opção para quem busca um Carnaval mais “light”, principalmente com crianças. O destino desponta como tendência para 2024 de acordo com levantamento da plataforma Booking.com e está localizado a cerca de 440km da capital paulista. Seus parques aquáticos, com piscinas de ondas, brinquedos radicais e até praia artificial são os destaques. Lá, o turista também encontra atrações como museus e parques, além de ampla estrutura hoteleira, com sugestões ideais para aqueles que não querem se preocupar com nada durante sua estadia.

Monte Verde (MG)

Monte Verde, em Minas Gerais, reúne diferentes tipos de restaurantes para os turistas. Apesar de conhecida pelas baixas temperaturas, tem programação durante o ano inteiro / Divulgação

Pequeno distrito de Camanducaia, no extremo sul de Minas Gerais, Monte Verde é famosa pela sua gastronomia, pelo clima ameno, tranquilo, pela natureza abundante e as gostosas atividades ao ar livre. São experiências para todos os gostos: de trilhas e cachoeiras a visitas a cervejarias, passando por compras em lojinhas de chocolate e prática de esporte radicais. O site oficial da cidade Visite Monte Verde reserva boas sugestões. Dicas de restaurantes, atrações e hotéis. Elas podem ser encontradas neste link.

Redação com Viagem & Gastronomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco

Rua José Pinto de Barros, Nº  26
 Centro
Palmeira dos índios - AL

E-mail: siteagresteagora@gmail.com

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram