Os navios de fragatas “Constituição” e “União”, da Marinha do Brasil (MB), atracarão no Porto de Maceió e estarão abertas à visitação pública e gratuita neste domingo (28), das 9h às 17h, em virtude da Operação "Aspirantex", cujo objetivo é adestrar as tripulações dos Navios da Esquadra e Aspirantes da Escola Naval, situada no Rio de Janeiro.
Cerca de 170 aspirantes, futuros Oficiais da Marinha do Brasil, acompanharão treinamentos de manobras táticas entre navios, navegação, transferência de carga no mar, funcionamento de sistemas de bordo, como os radares e as máquinas, e guarnecimentos de situações especiais e de emergência, como os Postos de Abandono.
As visitas tem como objetivo oferecer à sociedade a oportunidade de conhecer os meios operativos da Marinha, estimulando, ainda, a importância da mentalidade marítima e a preservação das tradições navais.
A Fragata “Constituição” (F42) é o terceiro Navio da classe Niterói construído pela Vosper Thornycroft Ltd., em Woolston, Hampshire, Inglaterra, tendo seu início em 13 de março de 1974, sendo lançada e batizada em 15 de abril de 1976, e incorporada à Marinha em 31 de março de 1978.
Já a Fragata “União” (F45) é o sexto navio da Classe Niterói e a segunda das fragatas construídas no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. Sua construção foi iniciada em 11 de junho de 1972, sendo lançada ao mar dia 14 de março de 1975.
A F45 foi incorporada à MB no dia 12 de setembro de 1980 e transferida para a subordinação da Esquadra em 2 de março de 1982.
Redação com Gazetaweb