Por Jardel Gonçalves
Prova na Silésia, onde Piu venceu os 400m com barreiras em 2022, será a primeira desde que o campeão mundial operou o joelho em fevereiro; Cinco dias depois, ele compete em Mônaco.
Alison dos Santos, o Piu, antecipou em cinco dias o retorno às pistas e vai correr a etapa da Silésia da Diamond League, no dia 16. Na Polônia, o brasileiro vai competir na prova dos 400 metros rasos. A previsão inicial de retorno era no dia 21, em Mônaco, mas o atual campeão mundial dos 400 metros com barreiras se confiante e apto a voltar antes.
Bronze nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, o atleta está afastado das provas há 10 meses. Em 14 de fevereiro, quando ainda estava no início da preparação para a temporada de 2023, ele foi submetido a uma cirurgia no joelho, após uma lesão durante um treinamento em São Paulo.
Alison vai enfrentar o principal rival da atualidade, o campeão olímpico Karsten Warholm. O norueguês, porém, não está inscrito na prova da Silésia, que não é a especialidade de ambos.
Ressaltamos que Alisson tem apenas 22 anos e passou por cirurgia de retirada parcial do menisco na manhã de 14 de fevereiro, em São Paulo.
Em 2022, Alison foi campeão da Diamond League de forma invicta, sem perder nenhuma prova da qual participou no circuito. Neste ano, ele ainda não competiu, mas seu grande adversário já voltou a correr e venceu a etapa da Noruega. Warholm também está confirmado para a Diamond League de Mônaco.