A dúvida do que não comer na Páscoa surge porque existem restrições religiosas na celebração. A tradição cristã estabelece que é necessárifazer j
A Páscoa chegou! A data é conhecida por diversas tradições relacionadas à comida. Além da troca de chocolate, a celebração também é marcado pelo tradicional almoço de domingo em família com pratos de peixe, carne e, claro, sobremesas de Páscoa deliciosas. Se você está pensando no que servir, veja algumas sugestões de receitas para acertar no cardápio e surpreender seus convidados. Confira!
A celebração da Páscoa é uma tradição cristã e celebra a ressurreição de Jesus Cristo. O bacalhau é uma das comidas mais consumidas nessa época do ano, mas também é possível preparar outros pratos com peixes, como moqueca ou um filé grelhado. Para quem gosta de carnes vermelhas, vale investir em um pernil, costela na panela de pressão e até uma picanha no forno.
Claro que na Páscoa também não pode faltar chocolate! A tradição surgiu do costume de presentear pessoas com ovos de galinha decorados durante a festa. Confeiteiros franceses decidiram preencher o alimento com chocolate. A moda pegou no final do século XIX e, com o tempo, os ovos foram ganhando novos tamanhos e estilos.
Existem tambémpratos típicos de Páscoa em diversas regiões do Brasil. No Norte, é comum a mistura de chocolate com frutas e iguarias da região, como açaí, cupuaçu,cumaru, cajá e castanha-do-Pará. No Nordeste, o destaque é para a preparação de quibebe, arroz de coco, feijão de coco e pão de coco. No Centro-Oeste, a escolha é por peixes de água doce e a sopa paraguaia.
Jejum de carne vermelha e até frango na Sexta-Feira Santa. Há quem decida servir peixe ou até não comer nenhuma proteína animal até no dia seguinte, o Sábado de Aleluia. Conforme a Igreja Católica, o gesto de privação demonstra respeito ao sacrifício de Jesus Cristo, que teria derramado o próprio sangue para salvar a humanidade.
Os grupos que seguem o Código de Direito Canônico ainda mais à risca colocam em prática a regra que determina que toda sexta-feira do ano deve ser um dia de penitência sem carne, salvo os dias de solenidade, como o Natal.
Como a Páscoa é um momento de celebração, vale caprichar no cardápio! A refeição mais tradicional é o almoço de domingo, que costuma reunir toda a família. Para ajudar você nessa tarefa, selecionamos alguns pratos deliciosos para servir neste dia. Confira!
A picanha invertida é uma forma diferenciada de aproveitar a carne. Nesse preparo, pode fazer usar recheios na parte interna para deixar o prato ainda mais saboroso. Veja receita de Picanha invertida.
A costela de panela de pressão é uma receita pratica de preparar. O prato fica pronto em 1 hora e pode ser servida acompanhada de um delicioso arroz branco e salada verde. Veja receita de costela na panela de pressão
O pernil assado é um prato muito presente nas comemorações de fim de ano. Mas você também pode preparar a carne no almoço de Páscoa. Para deixar a refeição ainda mais gostosa, uma dica é assar no forno à lenha. Veja receita de Pernil assado na batata.
Mais uma receita com carne de porco que pode entrar no seu cardápio do almoço de Páscoa. O lombo é uma carne com pouca gordura e, por isso, é considerado um dos cortes mais saudáveis. Veja receita de lombo de porco recheado.
A fraldinha recheada é um dos pratos que ninguém consegue colocar defeitos. Ela é perfeita para servir em um churrasco ou almoço especial em família. Por isso mesmo, a carne não poderia ficar de fora da nossa lista de sugestões para o cardápio do domingo de Páscoa. Veja receita de fraldinha recheada
O bacalhau é um dos peixes mais consumidos na época da Páscoa. Por ser um alimento versátil, não faltam opções de pratos feitos com essa proteína. Dessa vez, nós separamos uma bacalhoada deliciosa e muito fácil de fazer. Veja receita de bacalhoada.
A moqueca de peixe é outro prato clássico do almoço de Páscoa dos brasileiros. Ela tem a versão baiana e capixaba e podemos garantir que ambas são deliciosas. veja receita de moqueca de peixe
PEIXE ASSADO NA GRELHA
O peixe assado na grelha é para quem não quer ter muito trabalho na hora de preparar o almoço de domingo de Páscoa. Mesmo sendo um prato bem simples, ele fica uma delícia e ainda tem a vantagem de ser mais saudável. Veja receita de peixe assado na grelha.
Peixe assado no forno é uma receita fácil, prática e saudável que pode ser o destaque do seu almoço de Páscoa. O prato é bem leve e é uma ótima opção de refeição saudável e saborosa. Veja receita de peixe no forno.
A caldeirada de peixe é um prato muito popular entre os pescadores. Nessa receita, os ingredientes são colocados no tacho ou panela funda e cozinhados de uma só vez. Uma refeição saborosa e prática. veja receita de caldeirada de peixe.
O arroz a grega é um prato bem brasileiro é conhecido por sua combinação colorida de ingredientes. Ele é feito com um arroz cozido misturado com legumes e uva passas. Veja receita de arroz à grega
A arroz a parmegiana é uma ótima opção de acompanhamento para carnes e frangos. O prato também pode ser servido como refeição única ou junto com uma salada verde. Veja receita de arroz à parmegiana.
Deixe seu arroz ainda mais saboroso misturando uma farofa temperada deliciosa. A receita é bem versátil e combina como acompanhamento de diversos pratos. Veja receita de arroz farofado.
Se você não curte farofa muito seca, essa versão molhadinha vai te surpreender. Basta preparar uma farofa comum e depois regar um pouco de azeite. O sabor fica incrível. Veja receita de farofa molhadinha.
A salada de atum com feijão-fradinho é uma opção de acompanhamento leve e nutritivo. Se você não curte muito o gosto de atum, pode adaptar a receita incluindo outro tipo de proteína da sua preferência. Salada de atum com feijão-fradinho.
Claro que no almoço de Páscoa não poderia faltar a sobremesa. Para continuar no clima de Páscoa, nossa primeira sugestão é um delicioso ovo de Páscoa na travessa. O doce é fácil de fazer, fica uma delícia e rende bastante. Perfeito para compartilhar com toda a família. Veja receita de ovo de páscoa na travessa
Brigadeirão é um clássico das sobremesas brasileiras. O doce é uma escolha perfeita para quem ama chocolate. O melhor de tudo é que o preparo é simples e rápido, ou seja, nada de perder tempo na cozinha. Veja receita de brigadeirão
Pavê de chocolate é outra escolha maravilhosa para almoços especiais. A sobremesa é feita com uma mistura de creme branco e creme de chocolate separados por uma camada de biscoito maisena. Um doce pavê, pacumê e aproveitar ao máximo! Veja receita de pavê de chocolate
Para os amantes de cocada, existe um jeito bem simples de adaptar o doce para a época da Páscoa. Essa sobremesa é feita com uma base de creme de coco, creme de chocolate e uma cobertura de merengue. Veja receita de cocada de Páscoa
Redação com TudoGostoso