O papa Francisco aceitou, nesta quarta-feira (3), a renúncia do arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz. Agora, quem assume o comando da Arquidiocese é Dom Carlos Alberto Breis Pereira, que, até então, ocupava a função de arcebispo coadjutor. A Arquidiocese é composta pelo território de Maceió e outros 37 municípios de Alagoas.
A renúncia de Dom Antônio foi apresentada por meio de um ofício encaminhado ao Vaticano e, assim, referendado pelo papa. A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação a Dom Beto e agradecimento a Dom Antônio.
Conforme divulgado pelo site Vatican News, a saída de Dom Antônio Muniz, de 71 anos, se dá em virtude de cuidados com a saúde, segundo informações da CNBB. Agora, ele se torna arcebispo emérito.
Na oportunidade, Muniz agradeceu a Deus "pela vocação e 25 anos de dedicação na construção de uma Igreja comprometida com o anúncio do Evangelho e atenta às realidades que precisam da caridade cristã".
O frade franciscano Dom Beto, como gosta de ser chamado, foi acolhido pelos fiéis no início deste ano. Como coadjutor, Dom Carlos já vinha ajudando e substituindo o bispo no exercício de suas funções perante a Arquidiocese, que, desde a chegada de Dom Muniz, em 2007, praticamente dobrou de tamanho, passando de 62 para 107 paróquias, áreas pastorais e quase paróquias.
Segundo dados da Arquidiocese de Maceió, o clero - que tinha 70 integrantes - dispõe hoje de cerca de 170 pessoas, incluindo os padres, religiosos e diáconos.
Por Redação, com GazetaWeb