Por Vanessa Lima
A Academia Alagoana de Letras elegeu nesta quarta-feira (6) o pediatra alagoano Milton Hénio Netto de Gouveia para o cargo recém aprovado de presidente emérito perpétuo. O pediatra anunciou a aposentadoria em 2021, durante a pandemia, após 58 anos dedicados à medicina.
Os planos eram se aposentar em 2023, mas Milton Hênio decidiu se afastar antes de completar 60 anos de profissão, para desfrutar da velhice ao lado de seus familiares. Ao fazer o anúncio, o pediatra também recebeu o reconhecimento da Câmara de Maceió.
No dia 6 de maio, dia em que o médico completou 86 anos, foi exibido o documentário "Uma Vida na Medicina", que conta a história dos 60 anos de carreira do pediatra.
Milton Hênio Netto de Gouveia nasceu em Maceió no dia 6 de maio de 1937, filho de Antônio Calmon de Gouvêa e Heloísa Corália Netto de Gouvêa, casado com Myrza Melro de Gouveia, com quem formou família composta de 4 filhos, 10 netos e 7 bisnetos.
Realizou os cursos primário, ginasial e científico no colégio Guido de Fontgalland, no período de 1943 à 1955. E formou-se na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas em 1962. Manteve seu consultório no Parque Gonçalves Lêdo 115 Farol, onde exerceu a Medicina por 58 anos.
O médico teve, entre alguns títulos alcançados durante seus 60 anos no exercício da Medicina, os seguintes: Membro emérito da Academia Brasileira de Pediatria; presidente Nacional da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, fundador e presidente da Academia Alagoana de Medicina, membro da Associação Médica Brasileira, membro emérito da Academia Brasileira de Pediatria; presidente Nacional da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, fundador e presidente da Academia Alagoana de Medicina, membro da Associação Médica Brasileira, membro emérito da Sociedade Brasileira de Pediatria, membro da Academia Americana de Pediatria, membro titular da Academia Alagoana de Letras, onde foi presidente no período de 4 anos, membro do Conselho Estratégico da Organização Arnon de Mello (OAM) e membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas.
Via g1 Alagoas