Notícias

Professores de cursinho dão dicas valiosas para as provas do Concurso Público de Palmeira

Por Redação
janeiro 9, 2024

Na reta final para o Concurso Público da Prefeitura de Palmeira dos Índios, os professores de cursinhos preparatórios dão dicas valiosas para quem vai fazer as provas no domingo (14). De acordo com os profissionais, o concurseiro deve responder a quantidade máxima de questões sobre cada matéria que será cobrada, de acordo com o cargo público escolhido.

Segundo eles, as perguntas se repetem e, desta forma, o candidato conseguirá acertar as questões que durante a preparação não conseguiu aprender o conteúdo.

Outro ponto importante apontado pelos professores: a prova não será tão cansativa. O concurseiro terá tempo suficiente para ler a questão com calma e evitar cair nas "pegadinhas" em questões que restringem demais a informação e usam as palavras somente ou apenas. A dica é ter cuidado com as afirmações quando essas palavras aparecerem.

O professor Diego Sabino aconselhou sobre a melhor maneira de estudar nesses últimos dias. "Agora não é o momento de o concurseiro se debruçar em conteúdos muito longos para tentar aprender e entender. Agora é hora de ele agir de forma mais acelerada, respondendo mais questões sobre aquela matéria e, a partir das questões que ele errar, procurar saber o motivo do erro", explicou.

E completou. "Sendo assim, ele vai conseguir engariar um número maior de questões porque as questões em Concurso acabam se repetindo e o candidato vai conseguir gabaritar algumas questões que ele não conseguiu aprender ao longo do seu estudo", apontou Diego.

O professor Everton, da disciplina de matemática, deu dicas valiosas para a hora da prova. "Eu quero que você, nesses últimos dias, dentro da disciplina de matemática, estude os seguintes conteúdos: média aritmética simples, onde você só vai somar valores e dividir. Isso tem caído em todas as provas dessa banca, que é a ADM& TEC", falou.

Porcentagem e regra de três. "Outro conteúdo importante é porcentagem. Aprenda a calcular porcentagem de um número e a fazer cálculos de regra de três. Exemplo. Se eu tenho 300 reais e quero saber quanto é a porcentagem disso, se eu tirar 70 reais, isso equivale a quantos por cento daqueles 300? Isso é regra de três. O número total que você tem é 100% e 70 vai ser x. Se você domina a regra de 3, vai acertar esse tipo de questão e elas estão aparecendo também", destacou.

Mais dicas. "Outra dica é fazer multiplicação e divisão utilizando números com vírgula. A banca traz muitos valores quebrados como 3,2 ou 1,85. Isso porque a galera tem dificuldade em fazer somas, multiplicação e divisões com números que têm vírgula. Então, dê uma olhadazinha no Youtube e pegue uma aula sobre multiplicação e divisão com números com vírgula que isso vai te ajudar", afirmou Everton.

Áreas de figuras planas também podem cair na prova. "Estude áreas de figuras planas. Aprenda a calcular a área de um quadrado, a área de um retângulo e de um triângulo. Essas três são as principais", lembrou o professor.

Atenção para a dica de ouro de matemática. "A dica de ouro vai para as questões em que ele diz: olha, fulano tem um valor X, que vai dividir para cinco amigos. Esses cinco amigos, cada um, vai pegar a sua parte e dividir para três filhos. Esses três filhos, cada um deles, vai pegar o dinheiro que receber e comprar dois chicletes. Ou seja, as questões onde ele não diz qual é o valor inicial, lembre que ele chamou de X, você pode atribuir um valor para esse valor inicial. Então, na hora que a questão começar dizendo que fulano tinha um valor X que dividiu, você pega esse valor X e chama ele de 100. Aí , você sai fazendo as operações que ele vai falando. Se eu considerar que o valor era 100, então ele dividiu por cinco, depois ele dividiu por quatro, e aí você vai fazendo a divisão em cima do número 100, que é bem melhor do que você ficar pensando em outro número x", reforçou.

Recapitulação. "Ou seja, média aritmética simples, área de figuras planas, que são só o quadrado, o retângulo e o triângulo, porcentagem e regrinha de três. Pegue esses conteúdos, veja uma videoaula rápida de cada um desses conteúdos e faça questões das provas antigas da ADM & TEC. Esse é o guia para o que você tem que fazer até domingo. Eu tenho certeza que o teu desempenho na prova de matemática vai ser excelente", garantiu o professor Everton.

Lucianna Araújo/ Jornalista

Colaboração/Weverton Bruno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco

Rua José Pinto de Barros, Nº  26
 Centro
Palmeira dos índios - AL

E-mail: siteagresteagora@gmail.com

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram