Ao vivo

Rádio Nova FM 92.5

Notícias

Proprietários tentam evitar demolição da Barraca Carlito

Por Redação
agosto 22, 2023

Por Vanessa Lima

A Justiça Federal determinou a demolição da Barraca Carlito, situada na Orla de Ponta Verde, em Maceió, após estudo técnico feito pelo Município apontando a necessidade de retirada do local em virtude do avanço do mar. Porém, a medida vem gerando impasse, já que advogados do proprietário tentam evitar a derrubada do estabelecimento, marcada para acontecer nesta terça-feira (22).

Em nota emitida por meio da Coordenadoria Municipal de proteção e Defesa Civil, o Município realizou estudo técnico, produzido por engenheiros, indicando a necessidade da demolição. O estudo comprovou que a maré vem atingindo parte dos muros de contenção da orla. O relatório técnico identificou que há um grave risco de desabamento do local, colocando em risco as vidas dos funcionários e frequentadores do restaurante.

A ação de demolição foi ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF), perante a 13ª Vara Federal da Seção Judiciária de Alagoas, cuja sentença determina a retirada de edificação e a recuperação do trecho da orla.

Os donos da barraca, por sua vez, argumentam que não foram informados sobre a demolição, tomando conhecimento apenas no dia de hoje, quando da chegada das equipes da Prefeitura de Maceió. Eles alegam que vão recorrer da decisão judicial.

OBRAS DE CONTENÇÃO

A Prefeitura de Maceió começou, em novembro do ano passado, as obras de contenção definitiva do mar na orla da capital. Serão cinco trechos que passarão pela recuperação, mas, inicialmente, os trabalhos foram executados no trecho da orla da Jatiúca, que fica próximo à entrada da Avenida Antônio Gomes de Barros. Esse ponto é considerado o mais crítico da erosão causada pela força da maré na localidade.

Os serviços, executados pela Secretaria de Infraestrutura, consistem na instalação de blocos e anéis pré-moldados modulares, duas tecnologias holandesas, consagradas mundialmente.

Ao todo, serão utilizadas 18 mil peças de concreto pré-moldados, transportadas para a orla de Maceió, onde são descarregadas no estacionamento próximo à balança do peixe, que foi isolado para proteção de pedestres e ciclistas.

Via GazetaWeb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco

Rua José Pinto de Barros, Nº  26
 Centro
Palmeira dos índios - AL

E-mail: siteagresteagora@gmail.com

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram