Notícias

Quatro clubes brasileiros tentam quebrar recorde na Libertadores

Por Redação
janeiro 17, 2024

Quando a Libertadores 2024 começar, quatro clubes brasileiros tentarão quebrar um recorde. Isso porque, até hoje, nenhum time daqui venceu a competição mais do que três vezes.

Dessa forma, São Paulo, Grêmio, Palmeiras e Flamengo terão a oportunidade de se tornar o primeiro tetracampeão do país. Com tanto equilíbrio,  tem recebido diversas apostas de torcedores, o que mostra que esta é uma das edições mais aguardadas dos últimos anos.

Recentemente, o Brasil vem dominando a Copa Libertadores, mas nenhum clube disparou em número de títulos, uma vez que o troféu vem sendo bem distribuído.

Por exemplo, desde 2010, somente entre os brasileiros,a lista de campeões inclui Internacional, Santos, Corinthians, Atlético Mineiro, Grêmio, Flamengo, Palmeiras e Fluminense.

Mas como na edição de 2024 os brasileiros entram, novamente, como grandes favoritos - e quatro tricampeões estarão no páreo -, a chance de surgir o primeiro tetracampeão do país é grande.

É claro que a missão do quarteto não será nada fácil. Afinal, outros brasileiros de peso estarão pelo caminho, como o Atlético Mineiro, o Fluminense, atual campeão, e talvez o Botafogo e o Red Bull Bragantino, que disputam a Pré-Libertadores.

O maior vencedor é o Independiente, com sete troféus - o último deles conquistado em 1984. Quem mais se aproxima do clube de Avellaneda é o Boca Juniors, que já sentiu o gostinho da glória em seis oportunidades. No ano passado, aliás, os xeneizes chegaram perto do título, mas acabaram perdendo a final para o Fluminense.

Depois, no ranking, aparecem, Peñarol (5), River Plate e Estudiantes, ambos com quatro. Só na sequência começam a surgir os brasileiros. São Paulo, Santos, Grêmio, Palmeiras e Flamengo têm três conquistas, empatados com Nacional e Olimpia.

Com dois troféus aparecem Cruzeiro, Internacional e Atlético Nacional. Por fim, na lista de campeões estão: Vasco, Fluminense, Corinthians, Atlético Mineiro, LDU, Once Caldas, Vélez Sarsfield, Racing, San Lorenzo e Colo-Colo.

Futebol brasileiro impõe domínio na competição

De 2019 até 2023, apenas clubes brasileiros venceram a Copa Libertadores. Nesse período, foram cinco edições da competição, e em três delas a decisão envolveu apenas times do Brasil. Em 2020, 2021 e 2022, as finais foram, respectivamente, Palmeiras x Santos, Palmeiras x Flamengo e Flamengo x Athletico Paranaense.

Essa hegemonia é reflexo da superioridade financeira dos clubes brasileiros, que têm conseguido fazer investimentos muito acima dos de seus pares sul-americanos.

As equipes daqui, portanto, entrarão, mais uma vez, como favoritas. E quatro delas vivem a expectativa de se tornar primeira a brasileira tetracampeã da Libertadores. Vejamos o que acontecerá.

Redação com Gazetaweb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco

Rua José Pinto de Barros, Nº  26
 Centro
Palmeira dos índios - AL

E-mail: siteagresteagora@gmail.com

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram