Por Jardel Gonçalves / Matéria Metropoles
Nesta sexta-feira (8/9), a morte da rainha Elizabeth II completa um ano. A saudosa monarca “faleceu pacificamente” no Castelo de Balmoral, na Escócia, conforme anunciou o Palácio de Buckingham à época. Em busca de homenagear a avó paterna, o príncipe Harry foi flagrado visitando a Capela de São Jorge no Castelo de Windsor, onde a soberana está enterrada.
De acordo com o portal britânico Express, uma imagem do duque de Sussex deixando o local do descanso final de Elizabeth II tem circulado em redes sociais como o X (antigo Twitter): “Ele foi visto saindo da igreja, onde seus avós estão enterrados, por volta do meio-dia [sendo 8h pelo horário Brasília]”. A capela fica em Windsor, cidade inglesa.
Para o ex-mordomo da realeza Paul Burrell, o ato de Harry ir ao túmulo da avó sozinho mostra que os membros da família real não o consideram mais com um integrante do clã. “Eles acham imperdoável o que ele fez e disse, então, por que iriam querer abraçá-lo em um dia que está muito próximo de seus corações?”, questionou à plataforma de jogos on-line Slingo.
“Não creio que ele [será convidado para comemorações privadas]. Acho que a família real levantou a ponte levadiça e agora está unindo forças e permanecendo unida porque está magoada, sente-se magoada com os comentários dele em muitos veículos de comunicação diferentes”, acrescentou Burrell à análise.
O rei Charles e a esposa, a rainha Camilla, passam a data no Castelo de Balmoral, local da morte da rainha. A falecida monarca tinha a propriedade como o lugar favorito para descansar. Já o irmão mais velho de Harry, o príncipe William, encontra-se no País de Gales. Ao lado da cônjuge, Kate Middleton, ele prestou homenagens à Elizabeth.
“Harry não é mais convidado para eventos familiares. Agora, ele não é mais da realeza aos olhos deles”, destacou o ex-mordomo.
Harry no Reino Unido
Caçula do rei Charles III, o príncipe está em solo inglês por ter participado da premiação WellChild, em Londres. Na noite dessa quinta-feira (7/9), ele entregou uma das condecorações e fez um discurso no evento. Atualmente, Harry mora nos Estados Unidos com a esposa, Meghan Markle, e os dois filhos, Archie, de 4 anos, e Lilibet Diana, com 2.