A corrida para cumprir a obrigação fiscal já está a todo vapor. Nas primeiras 32 horas desde o início do prazo, mais de 1,86 milhão de contribuintes já enviaram suas declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2024. A Receita Federal abriu as portas para os documentos, referentes ao ano-base de 2023, às 8h desta sexta-feira (15), com o encerramento marcado para 31 de maio deste ano.
Os números revelam uma movimentação intensa nos sistemas da Receita. Segundo dados do Ministério da Fazenda, até as 16h deste sábado (16), 88% das declarações já apresentadas garantem direito a restituições, enquanto 6,6% terão que desembolsar e 5,3% não apresentam imposto devido.
Destaca-se que a maioria dos contribuintes optou pelo preenchimento via programa de computador, representando 74,1% das declarações, embora uma parcela significativa também tenha utilizado o site (16,5%) e o aplicativo (9,5%) para o envio dos documentos.
Chama atenção o crescente interesse pela declaração pré-preenchida, escolha de 46,4% dos contribuintes até o momento. Além disso, a opção pela declaração simplificada responde por expressivos 57,7% das entregas já realizadas.
A Receita Federal estima receber um total de 43 milhões de declarações até o fim do prazo. Lembrando que a declaração do imposto de renda é obrigatória para diversos perfis, incluindo aqueles com rendimentos tributáveis a partir de R$ 30.639,90 em 2023, bem como os que possuem bens e direitos avaliados em mais de R$ 800 mil, entre outros critérios.
Redação com Jornal de Alagoas