Por Jardel Gonçalves
Um silo de uma cooperativa agroindustrial explodiu e deixou quatro pessoas mortas e vários desaparecidos na tarde desta quarta-feira (26), em Palotina, oeste do Paraná. Segundo o Corpo de Bombeiros, 27 pessoas que estavam no local ainda continuam desaparecidas.
Os bombeiros foram chamados para atender à ocorrência por volta das 17h. Uma força-tarefa, composta por mais de 35 socorristas e cães farejadores de cidades da região, foi acionada para prestar apoio no local. Depois do começo do incêndio, moradores relataram uma nuvem de fumaça sobre a cidade.
Autoridades paranaenses, bem como o Consórcio Intermunicipal Samu Oeste (Consamu), dão apoio no local. Também há registro de feridos e hospitalizados. As causas da explosão seguem sendo investigadas.
O silo de secagem de grãos pertence à C.Vale, cooperativa agroindustrial com atuação em diversos Estados e considerada a segunda maior no ramo da agricultura do Paraná.
Em Resposta a A C.Vale Disse:
"A C.Vale comunica aos seus associados e comunidade em geral que nesta quarta-feira, 26 de julho, às 16h50, um sinistro de grandes proporções atingiu nossa unidade central de recebimentos de grãos em Palotina, oeste do Paraná, devido a causas ainda não identificadas.
No momento, a prioridade está centrada na mobilização de todos os esforços e recursos necessários à preservação da integridade dos colaboradores atingidos pelo incidente e apoio aos familiares das possíveis vítimas atingidas.
No momento, todas as equipes de segurança da cooperativa estão ativas colaborando com autoridades públicas envolvidas, visando minimizar efeitos desse lamentável evento.
Assim que todas as variáveis forem identificadas e apuradas as repercussões geradas pelo incidente, nova nota de esclarecimento será emitida pela equipe de gerenciamento de crise instalada nessa oportunidade".