Notícias

Sisu 2024 divulga resultado dos aprovados em AL

Por Redação / Com GazetaWeb
fevereiro 1, 2024

Os estudantes que concorreram a uma vaga para o ensino superior na rede pública já podem conferir o resultado do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, para 2024. O Ministério da Educação divulgou a lista dos aprovados na noite desta quarta-feira (31).

Os alunos devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. aqueles que escolheram as universidades e institutos federais em Alagoas podem clicar no link, escolher a opção "Resultado da chamada regular" na seção "Cronograma" e, em seguida, preencher o nome da instituição desejada (UFAL, IFAL, UNCISAL ou UNEAL), o campus escolhido, o curso que concorre, o grau e o turno. Após esse procedimento, o canal disponibiliza os nomes dos aprovados e as classificações.

O Sisu 2024 teve uma única etapa de inscrição para todo o ano e ofertou 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.

Alagoas tem mais de sete mil vagas ofertadas para a edição 2024 do Sisu. As vagas oferecidas no estado são de cursos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Na Ufal, serão 5.423 vagas, sendo 2.565 pela ampla concorrência e 2.858 pela reserva de vagas. As vagas são distribuídas em 109 cursos presenciais de graduação nos campi da Ufal. Já no Ifal, serão distribuídas 620 vagas pelo sistema, sendo 180 vagas para ampla concorrência e 440 vagas pela Lei de Cotas no ensino superior. As vagas são para 13 cursos.

Procedimentos

Os selecionados na chamada regular devem realizar matrícula ou registro acadêmico na instituição em que foram admitidos no período de 2 a 7 de fevereiro. Cabe ao candidato observar as condições, os procedimentos e os documentos para a matrícula, bem como se atentar para os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, em edital próprio.

Vale lembrar que a seleção do candidato assegura apenas a expectativa de direito à vaga para a qual se inscreveu, estando sua matrícula ou seu registro acadêmico condicionados à comprovação — junto à instituição para a qual foi selecionado — do atendimento aos requisitos legais e regulamentares pertinentes (incluindo os previstos na Lei n. 12.711/2012), bem como à regulamentação em vigor, conforme previsto no Edital n. 22/2023, referente ao processo seletivo do Sisu 2024.

Lista de espera

O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, a partir desta quarta-feira, 31 de janeiro, até o dia 7 de fevereiro, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano de 2024 pelas instituições públicas de educação superior participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular. Os procedimentos para preenchimento das vagas serão definidos em edital próprio de cada instituição participante, de acordo com a Portaria Normativa MEC n. 21, de 2012, ressalvado o disposto no art. 2º do Decreto n. 11.781, de 14 de novembro de 2023, e no art. 3º da Portaria MEC n. 2.027, de 16 de novembro de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco

Rua José Pinto de Barros, Nº  26
 Centro
Palmeira dos índios - AL

E-mail: siteagresteagora@gmail.com

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram