Por Jardel Gonçalves
A Comissão de Defesa e Preservação do Meio Ambiente nos Procedimentos de Auditoria no âmbito do Tribunal de Contas realizou uma visita, na última sexta-feira (25), as instalações da Central de Tratamento de Resíduos Metropolitana (CTR), da empresa Ambiental Alagoas, localizada em Pilar.
A empresa recebe na unidade Pilar, resíduos de 43 municípios alagoanos e empresas privadas.
“Além do tratamento dos resíduos classes II A e II B, realizamos a eliminação de resíduos de saúde, o tratamento de chorume por osmose reversa e também reaproveitamento de material da construção civil. A grande novidade é que agora vamos realizar a reciclagem de pneus”, explica o gerente operacional, Felipe Lacet.
A visita finalizou a agenda semanal voltada para a comissão do meio ambiente, presidida pelo conselheiro Otávio Lessa, que busca atuar em ações do Poder Público relacionada a fiscalização de licenciamento e de preservação ambiental. “O Tribunal de Contas vem engajado com essas pautas ambientais, que são importantes para a gente conhecer essas boas práticas e também os problemas que existem no nosso estado”, explica o conselheiro Rodrigo Siqueira.
Além da Central de Tratamento, o local também dispõe de horta e animais, e investe em uma politica de educação ambiental para crianças. “Estamos procurando difundir a prática, recebendo essas visitas, para que a população tenha ciência do que e feito aqui. Não é só a eliminação do resíduo, aqui também reaproveitamos de várias formas, destaca o diretor operacional, Marnes Gomes.
Representando o TCE, estavam presentes: o conselheiro Rodrigo Siqueira, o diretor e diretor adjunto de Engenharia, Daniel Pereira e José Rubens. Também participaram do momento: o procurador da República, Lucas Horta e os promotores de Justiça, Fernanda Moreira e Alberto Fonseca.