Notícias

TRE/AL recebe 700 novas urnas eletrônicas para eleições municipais

Por Redação
janeiro 18, 2024

Nesta quinta-feira (18), 700 novas urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais de outubro foram recebidas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), nesta quinta-feira (18). Serão obtidos 3.196 equipamentos do modelo 2022, com previsão de entrega total até o início de fevereiro.

Segundo o TRE/AL, os modelos 2022 contam com as mesmas inovações tecnológicas implementadas no tipo 2020. Elas são mais ergonômicas, possuem um processador mais potente e são 18 vezes mais rápidas do que a anterior, fabricada em 2015.

As novas urnas vão substituir as de 2009, 2010 e 2011, que chegaram ao fim da vida útil e seguirão para descarte ou ficarão armazenadas, não sendo mais utilizadas no pleito deste ano.

De acordo com o servidor Luiz Henrique de Lima Castro, da Seção de Provisão e Logística de Equipamentos Eleitorais (SPLOG), a renovação do parque de urnas eletrônicas é fundamental para a evolução do processo de votação no Brasil.

“Os novos modelos de urnas fabricados a partir de 2020 já foram utilizados com sucesso nas eleições gerais de 2022. Em relação aos modelos anteriores, os novos modelos tiveram modificações no posicionamento do teclado do eleitor, que passou para a parte inferior da urna, possibilitando utilização de telas maiores e com mais resolução para visualização dos dados dos cargos e dos candidatos. O terminal do mesário também apresenta inovação, permitindo a utilização de um sistema com mais informações para que o mesário possa gerenciar melhor o processo de votação”, destacou ele.

Redação com Gazetaweb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco

Rua José Pinto de Barros, Nº  26
 Centro
Palmeira dos índios - AL

E-mail: siteagresteagora@gmail.com

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram