Notícias

Vacinação contra dengue será limitada na rede privada

Por Redação com Metropoles
fevereiro 5, 2024

O laboratório Takeda afirmou, nesta segunda-feira (5/1), que a prioridade de fornecimento da vacina contra dengue, Qdenga, será do sistema Único de Saúde (SUS) por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e que as doses destinadas às redes privadas de vacinação serão limitadas ao quantitativo necessário para completar o ciclo vacinal de duas doses a quem já tomou a primeira.

O laboratório também informou que não fará contratos paralelos com estados e municípios, pois atenderá a demanda do Ministério da Saúde seguindo a estratégia vacinal estabelecida pelo Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), que considera faixa etária e regiões para receberem a vacina. Takeda, também, ressaltou que os contratos firmados com os Municípios antes da incorporação da vacina ao SUS serão plenamente honrados.

” A Takeda informa que não está disponível para firmar contratos de forma descentralizada para atendimento a Estados e Municípios e que o fornecimento da vacina contra a dengue, Qdenga, no mercado privado brasileiro, será limitado para suprir e priorizar o quantitativo necessário para que as pessoas que tomaram a primeira dose do imunizante na rede privada completem seu esquema vacinal”, informou o fabricante em nota.

Doses disponibilizadas

O laboratório garantiu a entrega de 6,6 milhões de doses do imunizante contra dengue ao longo de 2024 e informou que a previsão é entregar mais 9 milhões de doses em 2025.

Em nota, a Takeda afirmou está comprometida a estabelecer parcerias com laboratórios públicos nacionais para acelerar a capacidade de produção da vacina, a fim de atender a demanda do SUS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco

Rua José Pinto de Barros, Nº  26
 Centro
Palmeira dos índios - AL

E-mail: siteagresteagora@gmail.com

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram