Fiscais apreenderam, nesta terça-feira (9), 1.000 kg de carnes fora do prazo de validade que eram comercializados num supermercado localizado no bairro da Serraria, na parte alta de Maceió. A ação da Vigilância Sanitária (Visa) da capital culminou ainda com a autuação do estabelecimento comercial.
De acordo com o órgão, entre os produtos apreendidos com a validade expirada foram encontradas carnes de porco e charques disponibilizados para serem comercializados.
O supermercado foi autuado e os responsáveis irão responder a processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor entre R$ 180,00 a R$ 38 mil, no caso de reincidência de infração.
“A grave infração sanitária representa um elevado risco à saúde da população, por isso é imprescindível checar a validade ao adquirir quaisquer produtos, principalmente os alimentos e bebidas”, destacou o chefe especial da Visa, Airton Santos.
Durante a inspeção e consequentemente autuação do estabelecimento, orientações sobre os padrões e exigências sanitárias foram reforçadas, a fim de conscientizar os comerciantes. O produto apreendido foi descartado no aterro sanitário da capital.
A fiscalização de rotina, que ocasionou a apreensão dos produtos impróprios para consumo, tem por finalidade diminuir os riscos e garantir a saúde do consumidor.
Denúncia
Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.
*com informações da assessoria